Renato Fiuza Teles

Renato Fiuza Teles nasceu na pequena cidade de Cesário Lange, em 30 de Junho de 1914, próximo a Tatuí, SP. Órfão ainda com 14 anos, foi ajudado por um tio, Agenor Fiuza, que o encorajou o estudar no Paraná, no Instituto Cristão, com sua irmã Marta. O diretor era o Rev. James Wright, que o enviou para o "Instituto José Manuel da Conceição", em Jandira SP, onde fez o primeiro grau, com distinção, obtendo o primeiro lugar.

Seus pais foram Joaquim Fiuza Sobrinho e Fiorisa, ela falecida com 30 e poucos anos. Era diabética, também Renato o era. Do "Conceição", Renato foi para o Seminário Teológico de Campinas, onde se formou como Ministro do Evangelho. Em Campinas, casou-se em 1941, 8 de Janeiro com a professora Maria Elza F. Fiuza Teles.

Dali foi ser pastor em Torre de Pedra, onde, em 20 de Novembro de 1941, nasceu seu primeiro filho Omar. Em 1943 nasceu Heloísa, sua primeira filha. Em 1947 nasceu Helena, sua segunda filha. De Torre de Pedra foi para Tietê, onde construiu o templo, muito bonito, por ele inaugurado. De lá foi para Osasco, onde pastoreou a Igreja de lá e Igrejas vizinhas em São Paulo: Vila Cachoeirinha e Vila Espanhola. Em Osasco terminou o seu pastoreado, com grande eficiência.

Paralelamente ao pastoreado, formou-se em Direito, também com distinção, na Faculdade de Osasco.

Convidado pelo Rev. Lodwick para estudar em Iowa, nos Estados Unidos, for para lá, tendo ficado um ano e obtido o seu Mestrado, com uma tese sobre a adolescência.

No Seminário, fez uma tese sobre o pecado.

Faleceu com quase 80 anos e está sepultado no Cemitério da Paz.

Diz Da. Elza acerca de seu marido:

Há quase três anos perdi o meu marido fiel. Tivemos três filhos, dez netos e seis bisnetos, mas os dois últimos bisnetos ele não conheceu. Nossa vida foi muito feliz. Embora fôssemos muito diferentes em personalidades, nossos ideais eram comuns.

Viajamos bastante pelo Brasil e conhecemos quase todos os estados. Também viajamos para Europa, Israel e Grécia. Foram viagens muito bonitas e aprendemos muito em países ricos de tradição e beleza.

Com nossa família aprendemos a viver com alegria. Nossos pais muito crentes, nos deram formação na fé de Jesus Cristo. Meu pai era farmacêutico e presbítero; minha mãe, professora, era muito crente e de boa formação. Meus pais e avós eram mineiros, como eu também, nascida que fui na cidade de Gimirim (MG), sul de Minas.

Neste site há uma entrevista de Da. Elza, esposa do Rev. Renato Fiuza Teles.
           
[Apresentação] [História] [Vinhetas] [Eventos] [Livro de Ouro] [Menu]
[O Padre José] [Símbolos] [Boletins] [Informações] [Diretoria] [Este Web Site]