"A Comarca Regional" (2ª Quinzena de Agosto de 1997)

MAIS QUE UM SONHO: O VIADUTO J.M.C.

A cidade de Jandira tem um passado de Glória Evangélica, que teve início em 08 de fevereiro de 1928, com a instalação do Colégio ou Instituto JOSÉ MANOEL DA CONCEIÇÃO – JMC. No decorrer dessa época centenas de jovens vindos dos quatro cantos do Brasil, se preparavam em Teologia Básica para pregarem o evangelho em nossa Pátria. O JMC teve como fundador o Pastor William Alfred Waddell, para servir as Igrejas Evangélicas e os demais americanos evangelistas, Pastor Felippe Land [sic], Mister Raper [sic], Reverendo Janquer [sic], o Reverendo Perbeton [sic] e Reverendo Guanerges Ribeiro [sic, sic], conduziram o JMC, até os anos 50. Dezenas de Pastores consagrados dedicaram suas vidas no ensino e na pregação do evangelho. O Colégio Mackenzie com direção Presbiteriana, antes da formatura de seus alunos, Engenheiro, estagiaram e mediram a palmo o território do JMC e Jandira [sic, sic]. As famílias desses centenas de ex-alunos, formados de Pastores, Engenheiros e outras atividades que passaram por esta terra consagrada no Evangelho, que no início muito fizeram para que hoje Jandira se intitule de CIDADE EVANGÉLICA, que é mais do que um sonho a todas as instituições das Igrejas que praticam o Cristianismo tendo como marco da história o Instituto Educacional José Manoel da Conceição – JMC, patrimônio do povo de Jandira que em seu território estão instalados o Poder Executivo e Legislativo e setores da Obra da Prefeitura, Auditório de lazer e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizado da Indústria). No dia 08.12.63 realizou-se o Plebiscito da Emancipação de Jandira e a primeira Câmara Municipal instalou-se naquele local após as eleições no dia 07 de março de 1965 [sic].

A história de uma cidade, semeia-se para a memória de um povo, para respeitar os que consagram em lutas na criação de uma cidade desde a sua Emancipação, não só político e administrativo, mas acima de tudo a gratidão dos poderes públicos da geração que realizou com amor os alicerces de uma cidade, como por exemplo do prefeito Braz Paschoalin, que com bom senso e critério, iluminado por Deus em sua administração propôs a denominação JMC, do viaduto e Trevo Jandira em homenagem a um fator histórico de nossa cidade. Representando os desbravadores de Jandira, como presidente da vitoriosa Emancipação Econômica e Administrativa, ex-vereador e ex-prefeito de Jandira, invoca à [sic] Deus a proteção à [sic] todas as autoridades de nossa terra, que contribuem com o Cartão de visita de Jandira, especialmente ao Governador Mário Covas, prefeito Braz, ao presidente da Câmara Altamir (Mi) e vereadores de nossa cidade.

Clécio Soldé

Veja a notícia escaneada.

[Nota do Web Master: os "sics" introduzidos no texto indicam que a redação é exatamente a que se encontra no original, e o leitor atento perceberá que o Web Master foi parciomonioso no uso do recurso]

           
[Apresentação] [História] [Vinhetas] [Eventos] [Livro de Ouro] [Menu]
[O Padre José] [Símbolos] [Boletins] [Informações] [Diretoria] [Este Web Site]