Prospecto de 1928

1928

CURSO UNIVERSITARIO

"JOSÉ MANOEL DA CONCEIÇÃO"

A Egreja Evangelica no Brasil recebeu com grande sympathia o annuncio deste Curso (. . .) já foi approvado pela Assembléa Geral (. . .) Presbyteriana e por muitos dos mais (. . .) amigos do ensino. Circumstancias imprevistas tornaram physicamente impossivel abrir as aulas (. . .)lho de 1927 e pareceu melhor adiar a inauguração até o anno de 1928. [Pedaços faltando no texto: alguns foram completados pelo sentido].

Na organisação do Curso, cujo o nome guardará em lembrança a benção que Deus concedeu á sua Egreja no Brasil, na pessoa do primeiro Brasileiro ordenado ao ministerio sagrado, é o propósito da Missão e do Mackenzie College pôr os seus recursos ao dispôr da Egreja de Christo no Brasil para fundar um estabelecimento que será verdadeiramente nacional. [Alguns pedaços faltando no texto foram completados com base no Prospecto de 1929].

O Mackenzie possue uma propriedade, utilizada sómente tres semanas no anno, propria para uma escola do typo proposto. Pareceu bem, portanto, pôr este talento em serviço para o bem geral da Causa. Os organisadores não darão á experiência qualquer organisação formal, convidando em termos geraes, como convidarão formal e directamente, a cooperação em inteira e plena sociedade, das diversas corporações que possam ter interesse no caso. Quando os cooperados effectivos chegarem a um numero que permita a incorporação do estabelecimento em pessoa juridica, poderá ser determinada a organização formal, e a Missão se eliminará logo que o apoio de socios nacionaes o permittir. A relação continuada do Mackenzie College terá que ser determinada pelos demais cooperadores. Assim, por meio deste arranjo flexivel, procuramos conciliar o auxilio que os dois fundadores pódem prestar á nacionalização completa do novo estabelecimento.

A experiência universal demonstra que o curso propedeutico para aquelles que se destinam ás profissões liberaes é um único até o fim de nove annos de estudo sério; isto é, até o fim do terceiro anno gymnasial. Completado este estudo fundamental, lastro de toda a erudição humana, os peritos unanimente recommendam a differenciação dos estudos, conforme a carreira visada pelo alumno. O Curso Universitario utilizará os dois annos restantes do periodo gymnasial, e os dois annos de estudo philosophico com tanta razão exigidos pelos seminarios brasileiros, para um curso que contempla especialmente as necessidades dos aspirantes ao ministerio ou ao ensino superior das humanidades. Portanto não augmenta o tempo de estudo acima do prazo já determinado pelas diversas corporações que tratam do assumpto, mas procura dirigir o esforço mais directamente á méta collimada. Evita as materias que necessariamente involvem inferencias theologicas; e.g. não inclue a lingua hebraica, visto que o ensino dessa lingua involve necessariamente certos preconceitos quanto ao Velho Testamento; porém abrange as materias que devem anteceder o estudo de Theologia, de tal forma correlacionadas, que desenvolvam no estudante a cultura intellectual necessaria para a comprehensão adequada das materias importantissimas ao curso superior.

REQUISITOS PARA A MATRICULA

Todo o pretendente deve apresentar provas de idoneidade moral, physica e intellectual. Para as primeiras servirá apresentação neste sentido pelo seu pastor e o director da escola onde estudou, ou documentos equivalentes. Para a ultima exige-se, para a matricula no primeiro anno, o certificado de ter completado o 3.º anno Gymnasial ou o 2.º anno de Preparatorios do programma da Federação Universitaria Evangelica, ou exames que revelem preparo igual. O acesso aos annos superiores é permitido mediante equivalencia de preparo.

Moços, com dezoito annos pelo menos de edade, e preparo que não combina com o curso das Escolas da Federação, serão acceitos para preparar-se para a matricula, caso o estudo necessario não exceda a um anno.

PROGRAMMA DO CURSO

Os numeros abaixo representam o numero de aulas por semana dadas á materia indicada.

1.º Anno:

Portuguez – Literatura Classica e revisão de Grammatica 3
Latim – Cezar e Quintiliano 3
Grego – Lições Elementares 3
Inglez - 2
Algebra 4
Chimica– sendo uma de laboratorio 2
Physica – sendo uma de laboratorio 3

2.º Anno:

Portuguez – Historia da Literatura, Gram. Historica 3
Latim – Quintiliano– Virgilio 3
Grego– Xenophonte 3
Geometria – (1 sem.) 3
Trigonometria – (1 sem.) 3
Chimica– sendo uma de laboratorio 3
Physica – sendo uma de laboratorio 2
Biologia - 3

3.º Anno:

Portuguez – Biblia, Redacção e Oratoria 3
Latim – Patristica 3
Grego– Trechos Classicos 3
Physiologia – 2
Philosophia – Logica e Psychologia 3
Historia - Antiga , Romana e Medieval 3
Sociologia - Economia Politica e Sociologia 3

4.º Anno:

Portuguez – Historia de Literatura Universal - Biblia – Redacção- Oratoria 3
Grego– Novo Testamento 3
Sciencias Cosmicas - 5
Philosophia (1 sem.) 3
Historia de Philosophia - (1 sem.) 3
Historia Moderna e do Brazil 3
Sociologia e Politica Social - 3

Linguas 43 3/4%
Math. e Sciencias 33
3/4%
Materias Philosophicas 22
1/2%.

Cursos especiaes de Inglez serão organizados com o fim de preparar todos os estudantes para usarem essa lingua para fins de estudo.

Cursos de pedagogia de dois typos serão organizados:

1) um curso para habilitar aquelles que pretendem dedicar-se ao ministerio;

2) um curso mais especializado para preparar lentes das materias do curso.

Instrucção em musica, canto individual e em côro, será dada a todos os estudantes. Áquelles, cujo o trabalho em outros departamentos permitta gastar o tempo necessario, será permittido estudo mais desenvolvido.

Havendo pretendentes a cursos especiaes para a preparação de obreiros em educação religiosa e serviço social, taes cursos serão organizados, utilizando materias do curso fundamental e as mais que o fim desejado exigir.

Durante o periodo de organização haverá os seguintes cursos especiaes, organizados de tal maneira que seus formandos possam matricular-se nos seminarios theologicos: 1) de um anno para estudantes que já completaram o 1.º anno do Curso de Philosophia annexo a um Seminario Theologico; 2) de dois annos para os formandos dos gymnasios seriados (curso de 5 annos); 3) de tres annos para portadores dos certificados do 3.º anno gymnasial. Os cursos 1) e 3) funccionarão unicamente com as turmas que se matricularem no anno de 1928. O curso 2), pelo menos com as turmas matriculadas em 1928 e 1929.

CALENDARIO

Matricula até o dia 8 se Fevereiro de 1928.

Exames vestibulares nos dias 6 e 7 de Fevereiro.

Abertura das aulas 8 de Fevereiro de 1928

Encerramento do 1º Semestre 22 de Junho de 1928.

Abertura do 2º Semestre 9 de Julho de 1928.

Encerramento e entrega de diplomas 14 de Novembro de 1928.

Pretendentes a qualquer anno do Curso deverão escrever com bastante antecedencia ao Director, Rev. Dr. W. A. Waddell, Baruery, Estado de São Paulo, expondo detalhadamente o curso de estudos já feito.

DESPEZAS

A collaboração das associações protectoras permitte que o ensino e casa sejam sem onus para os estudantes, ficando as despesas pessoaes: mobilia, mesa, vestuario, lavagem de roupa, livros, material escolar, etc., por conta delles.

A mobilia, a que se refere o paragrapho antecedente, poderá ser comprada em seu conjuncto na propria séde do Curso pela quantia de cento e vinte mil réis (120$000), e constará das seguintes peças:

Cama de vento de lona, com colchão.
Jogo de lavatorio, de ferro, bacia, jarro e balde.
Cadeira reforçada.
Mesa de 100 x 60, com uma gaveta.
Lampeão de parede.

Propõe-se a organização de um Gremio Cooperativo entre os estudantes para fazer face ás despezas de mesa. Terrenos de boa qualidade para lavoura serão postos a disposição do Gremio, junto com um nucleo de aves e animaes domesticos, cujo cuidado e lucros conseguidos tocarão aos estudantes.

Cada estudante, no inicio do semestre, entrará com a quantia de 300$000 para o fundo geral. Deste faz-se-ão os gastos para o alimento. Entrando do trabalho dos estudantes, cereaes, verduras, ovos, galinhas, leite, etc., reduzir-se-ão os gastos geraes.

Na entrada do novo semestre só será necessario cada um completar o que faltar para perfazer a quantia de 300$000. Tudo dependerá de boa energia da collectividade.

Com a boa administração por parte do Gremio, será possivel diminuir immediata e sensivelmente as despezas de mesa e eventualmente eliminal-as.

CONDIÇÕES ESPECIAES PARA FAMILIAS

Aos casaes forneceremos pelo aluguel de 50$000 (sem fogão) um apartamento de saleta, saleta de jantar, quarto e cozinha. Tem direito de ocupal-o desde 1º de Fevereiro até 15 de Novembro inclusive, sendo a ultima data improrogavel. Tratarão dos seus proprios affazeres domesticos.

Casaes com filhos podem, se prefiram, occupar um apartamento de saleta e quarto fazendo parte quanto aos serviços, as refeições e despezas, elle da Associação dos Moços, ella do Gremio das Moças.

Aluguel 20$000 nas condições supra.

SÉDE

O Curso funccionará no acampamento de Engenharia do Mackenzie College, situado na parada Km. 32 da Linha Sorocabana, quatro kilometros além da estação de Baruery. Endereço postal – Baruery, Linha Sorocabana, S. Paulo. Endereço telegraphico – Acampamento, Baruery.

Os trens da Sorocabana que sahem de S. Paulo ás 9,16 horas, param no Km. 32. Compra-se passagem para Cotia e avisa-se ao chefe do trem sobre o destino. Trens do Km. 32 para S. Paulo ás 8.47, 16.26.

           
[Apresentação] [História] [Vinhetas] [Eventos] [Livro de Ouro] [Menu]
[O Padre José] [Símbolos] [Boletins] [Informações] [Diretoria] [Este Web Site]