Miguel Mortago

Miguel Mortago, que se descreve como "parte dos 'moleques da Vila'", nos visitou e assinou nosso Livro de Ouro em 14/1/98. Eis sua mensagem:

"Era um dos moleques da Vila. Era esta a forma que alguns Manuelinos nos chamavam. Tive passagens interessantes sobre o colégio. Tinha amizade com alguns, casei-me com uma ex-aluna (LAURENE DE CARVALHO). Fui chefe do Departamento de Educação de Jandira, ocasião que tive a oportunidade de incentivar (ou tentar) fazer com que o meio político procurasse preservar as memórias do colégio. Como vocês, eu também não soube como e porque o J fechou tão abruptamente. Tenho feito relatos e já tive um jornal onde escrevi sobre a árvore Figueirão como a árvore mais conhecida do do Brasil, visto que os Manuelinos a usaram para ilustrar seus informativos. Tive o prazer e o dever de procurar salvar esta árvore visto que, na época, estava na Prefeitura e ela estava com o tronco apodrecido. Meu sentimento pela árvore e pelo JMC, creio eu, foram responsáveis pela interesse em proteger a 'árvore da vida'.

Atualmente estou escrevendo crônicas, mas foi uma sorte o Ted Pemberton me informar este site do J. Meus escritos têm a pretensão de contar a influência do JMC na formação de Jandira, a sua influência cultural, etc. Para tanto estou escrevendo fatos ocorridos no JMC, mas faço sempre um paralelo entre o acontecido no colégio e o resultado sob a ótica dos "moleques da Vila". Por isso, tenho algumas fotos, e ao saber que vocês estão interessados, vou procurar outras. Assim que as tiver em mãos, irei enviá-las .

Desculpe a pressa. E "desculpe ter esganado o Camões".

Parabéns. Um fortão abração a vocês que pouco conheci. Devo-lhes a retribuição de muitos momentos felizes (mesmo não sendo Manuelino).

Miguel Mortago".

Em 16/1/98 o Miguel enviou um e-mail com a seguinte informação:

"Existe uma belíssima pintura, provavelmente a óleo, que retrata o Figueirão. Este quadro durante muito tempo ficou exposto em uma padaria, conhecida aqui em Jandira como a Padaria dos Piteri. Já faz algum tempo a padaria fechou. Pelas informações da ex-aluna Laurene, este quadro foi pintado pelo professor IRENO, entre os anos 65 e 70. Acredito que os Srs. devam ter o contato do ex-aluno José Roberto Piteri (ex prefeito de Jandira). Ele deve saber o que foi feito desta pintura. Caso não tenham o contato, por favor me informem. que irei verificar. É uma obra que acho importante que os ex alunos tenham acesso e quem sabe, preserva-lo.

Abraços,

Miguel Mortago".

Em 3/2/98 Marcos Mortago escreveu novamente:

"Prezados Senhores:

Conforme já havia informado, encontrei algumas fotos do JMC. Estas fotos estão com o Sr. WAINE BILLAFON, que também tem uma paixão pelo JMC e por tudo aquilo que ele representou em nossa região.

O Waine sempre morou em Barueri, mas frequentava Jandira e também era um dos "moleques da Vila".

Falei com ele a respeito da associação dos ex-estudantes e do site na Internet e ele ficou muito contente em saber que os ex alunos não esqueceram do "J".

Caso os senhores queiram também falar com ele o telefone é (011) 7298-5333 - o endereço é Rua do Paço, 50 Centro - Barueri CEP-06401-090 É um pouco dificil falar com ele por telefone, pois atualmente ele é presidente do legislativo de Barueri, melhor enviar e-mail para billafon@durand.com.br.

De qualquer maneira eu já falei com ele e apesar do ciumes prometeu me entregar as fotos para que as envie a vocês.

Atenciosamente,

Miguel".

Obrigado mais uma vez, Miguel.

O endereço do Miguel é:

Miguel Mortago
Rua Osvaldo Correia de Godoy, 47
Jardim Belmont
Jandira, SP 06600-000
Fone: (011) 427-3337
E-Mail: mortago@sol.com.br

Miguel, não o conheço pessoalmente, mas sua mensagem me deixou os olhos cheios de lágrimas. Somos nós quem lhe somos gratos.

E para quem não sabia, Jandira TEM bairros -- o Jardim Belmont é um deles!

[Apresentação] [História] [Vinhetas] [Eventos] [Livro de Ouro] [Menu]
[O Padre José] [Símbolos] [Boletins] [Informações] [Diretoria] [Este Web Site]